Se você ainda não usa o LinkedIn para promover a sua empresa, lamentamos dizer, mas você está perdendo tempo — e grandes oportunidades de negócios!

O LinkedIn é nada mais, nada menos, que a maior rede social profissional, criada para promover networking, trocar experiências, e estabelecer conexões que podem ser muito úteis em futuros negócios.

Uma excelente forma de tornar a sua empresa conhecida nessa rede é por meio de publicação de conteúdo, ou seja, textos e mais textos! Porém, como em toda rede social, existe a maneira correta para fazer isso.

Para lhe ajudar, criamos este post com várias dicas de quando, como e porque postar no LinkedIn, e como isso contribui para aumentar ainda mais o seu poder de venda. Vem com a gente!

Afinal, o que é o LinkedIn?

O Linkedin é uma rede social que tem como foco principal negócios e carreira conectando, para isso, profissionais e empresas do mundo todo.

Criada em dezembro de 2002 e lançada oficialmente em maio de 2003, a rede conta atualmente com mais de 500 milhões de usuários de 200 países. Nesse “pequeno” grupo, 45 milhões são brasileiros.

Com base nesses dados já dá para você ter uma ideia das possibilidades de vendas que sua empresa pode ter. Então o que acha de usar essa rede a seu favor?

Por que sua empresa deve postar no LinkedIn?

Uma das ideias iniciais do LinkedIn era a oferta e procura de vagas de emprego. Com o passar do tempo e do engajamento das pessoas percebeu-se que, com a estratégia de marketing adequada, a rede se tornaria uma ferramenta perfeita para ampliar os negócios e até gerar leads.

Outro motivo que justifica sua uma empresa publicar no LinkedIn é o aumento da autoridade digital da sua marca. Essa autoridade traz para o público a certeza do quanto a vocês são os melhores dentro do setor de atuação podendo, inclusive, se tornarem referência para outras organizações do mesmo segmento.

Quando postar?

Como toda estratégia de marketing bem executada, as postagens de textos do Linkedin também pedem organização e empenho.

Para conseguir um bom alcance é preciso:

  • criar uma agenda com os conteúdos a serem desenvolvidos: para isso, tenha como base a persona que pretende atingir e quais assuntos são relevantes para ela;
  • manter a frequência das postagens: elabore um calendário com as datas em que as postagens devem ir ao ar e cumpra-o. O público tende a ficar esperando sempre por novidades e bons conteúdos;
  • analisando os melhores horários: sim, o horário da postagem também influencia na repercussão e alcance. Pesquise quais períodos do dia seus seguidores têm maior engajamento, e se beneficie dessa presença.

Como postar?

Existem duas formas de postar conteúdo no LinkedIn: uma é por meio das publicações diretas na página, e outra por artigos utilizando o LinkedIn Pulse.

Para saber qual a mais indicada é muito simples: depende apenas do seu objetivo naquele momento.

As publicações diretas na página podem ser utilizadas para informações rápidas, repost de matérias do seu site e blog, dicas, orientações, atualizações do que está acontecendo na sua empresa, entre outros. A única desvantagem é que essa forma de publicação tende a ir “sumindo” do feed conforme novas postagens são feitas.

Os artigos publicados com o LinkedIn Pulse permite textos maiores, com conteúdos que contribuem para aumentar a autoridade da marca, podendo facilmente ser compartilhados por seus seguidores, e estará sempre disponível na sua página. Além disso, esses artigos conseguem aparecer em sites de pesquisa, permitindo que ainda mais pessoas cheguem até sua empresa.

Mas independentemente da maneira escolhida para publicação dos seus textos, existem alguns cuidados que você precisa tomar para não comprometer a imagem da sua empresa:

  • essa é uma rede de negócios, portanto, você estará falando de profissional para profissional. Por conta disso, atenção à linguagem utilizada e ao conteúdo a ser compartilhado;
  • o conteúdo postado nunca será para simples entretenimento, o que acaba fazendo com que sua empresa seja analisada constantemente. Faça uma análise do que está sendo postado, revise o texto, e elimine possíveis erros tanto de gramática quando de informações;
  • apresente conteúdos relevantes e adaptados para o seu público alvo, com isso você aumenta as chances de construir conexões que podem virar negócios lucrativos.

Como você pode ver o LinkedIn é uma ótima ferramenta que contribui — e muito — para o crescimento da sua empresa.

Utilizando da maneira correta essa rede social torna sua empresa mais conhecida, com autoridade no segmento que atua e, por consequência, aumenta as suas vendas.

Agora que você sabe de tudo isso, que tal começar se conectando com a Casa do Texto? Temos diversos outros conteúdos como esse para ajudar você e sua empresa a crescerem cada vez mais!