conteúdo copiado

Além de ser crime, quando você usa conteúdo copiado de outras pessoas e não cita a fonte original, também está estragando toda a sua estratégia de Marketing de Conteúdo, principalmente suas ações de SEO e seu Índice de Qualidade no Google.

O que muitas pessoas não sabem é que copiar completa ou parcialmente algum texto sem dar os devidos créditos e sem autorização é crime de plágio. Quando você coloca algum conteúdo no seu site que você não escreveu, comprou ou conseguiu o consentimento do autor, estará à mercê do Código Penal, que possui uma sessão para tratar especialmente de Crimes Contra a Propriedade Intelectual.

Mas outro problema gravíssimo para sua empresa é que quando você copia textos de outros locais acaba com sua estratégia de SEO. Não é só o Código Penal que penaliza isso, o Google tem suas próprias regras para estes casos e você também será punido.

Os robôs do Google indexam praticamente todo o conteúdo da web no seu servidor, e quando você copia um texto de outro site para colocar no seu ele vai notar este plágio. Então, além de cometer um crime, você também estará rebaixando seu Índice de Qualidade e pode chegar ao ponto de sofrer penalidades e até mesmo o banimento.

Esse é um fato que acontece muito em e-commerce, muitas vezes por inocência ou desconhecimento, quando a administrador da plataforma copia o conteúdo de descrição do produto elaborado pelo fabricante. Mesmo não entrando em caso de plágio, isto prejudicará sua estratégia de SEO, visto que o Google já indexou esse texto em outros sites e o seu não será o original.

Para resolver este problema existem duas opções básicas: citar a fonte original com um link ou utilizar a tag “noindex”. Porém, o mais recomendado para a estratégia de SEO é produzir conteúdo relevante e original para publicar no seu site.

Quando você publica textos de sua autoria ou que ainda não foram indexados pelo Google, ele entenderá que aquele conteúdo é único e dará maior relevância para o seu site e para seu texto, colocando você entre os primeiros resultados das pesquisas orgânicas.