dicas de SEO

Se você publica um texto, é porque deseja que as pessoas leiam e entendam aquela informação. Para que isso aconteça, você precisa escrever especialmente para o Google, pois ele será seu primeiro leitor. Pensando nisso, preparamos algumas dicas de SEO (Search Engine Optimization) para fazer com que seu conteúdo seja visto.

Mas o que é SEO?

Antes de tudo, é preciso esclarecer o que é SEO. Ele nada mais é do que um conjunto de técnicas e métodos que ajudam a melhorar o posicionamento do seu conteúdo nos resultados de busca. O objetivo principal é fazer com que, quando uma pessoa procura algum termo no Google, seu site apareça entre os primeiros resultados relacionados àquela palavra-chave.

A estratégia pode ser dividida em dois grupos de táticas: Onpages e Offpages. O primeiro compreende as ações feitas no interior do site e o segundo são intervenções em aspectos externos. O que vamos apresentar são apenas algumas dicas básicas, pois existem muito mais técnicas para isso. Mas com estas já é possível conseguir resultados. Confira:

  • Palavra-chave: ela é o início de tudo, afinal é com ela que o usuário fará a pesquisa e que o Google vai indexar seu conteúdo. Ou seja, você precisa de uma palavra-chave boa, que tenha um bom número de buscas e esteja totalmente relacionada ao seu conteúdo.
  • Título: geralmente você utilizará o nome do seu negócio mais o complemento do que esta página específica se trata. Lembrando que este título não pode ultrapassar 70 caracteres.
  • Metatag “description”: isso é o resumo do seu texto, será o primeiro contato do usuário com seu conteúdo. Por isso, ele deve começar a responder a dúvida, conquistar a atenção e fazer com que a pessoa visite sua página.
  • Conteúdo: por mais que a maioria das dicas seja relacionada à programação, ele ainda é muito importante, afinal, o usuário está em busca dele. Por isso, é importante que ele seja original e relevante sobre o assunto abordado. Para dar mais credibilidade ao artigo, utilize fontes externas para validar as informações e siga a recomendação do Google de textos com mais de 300 palavras.

Como falamos no início, essas são dicas básicas de SEO para você escrever para o Google e ser visto. Esse é só o começo de muito trabalho.