Eleições 2018: que tal votar em uma ideia?

eleições 2018

“Eu não tenho medo.

Não tenho medo do futuro do nosso país.

Não tenho medo do que pode acontecer se A ou B ganharem as eleições.

Eu vejo o Brasil como uma família em crise.

O pai brigou com a mãe. A mãe tem mágoas do filho.

O filho tem raiva da irmã. A irmã odeia o pai.

Por muitos anos sempre foi assim. Mas nunca ninguém falou nada.”

Gustavo Tanaka

Pode ser que você tenha pensado “Lá vem mais uma eleição. Pra quê, se nada muda?” Ok, então vamos conversar!  

Por mais que muitos de nós estejamos descontentes com a situação atual do nosso país, é preciso ter a consciência que o voto ainda é a melhor forma de mudar tudo isso.

Mais do que apenas cumprir a “obrigação” de votar neste domingo, estaremos, mais uma vez, decidindo todo o nosso futuro. Já parou para pensar no peso que a sua escolha tem para esse momento?

A importância da Eleição 2018

Considerando o quanto nossa preferência nas urnas é um fator determinante para alcançar aquilo que buscamos para nós e para o nosso país, que tal pensarmos diferente este ano? Ao invés de optar por partidos, o que acha de escolher ideias na hora de decidir qual candidato é o mais indicado?

Se o candidato X tem propostas que vão ao encontro daquilo que você acredita ser o melhor, por que não dar, literalmente, um voto de confiança?

Em uma época em que nosso país está marcado por tantas mudanças, gritos presos por tanto tempo que agora estão sendo soltos, luta por direitos vindo à tona, escolher ideias — de maneira sensata e bem pensada — talvez seja a melhor estratégia para conseguirmos, finalmente, a tão sonhada mudança que queremos para o nosso Brasil.

Como escolher certo nessas eleições

Hoje, temos acesso muito rápido às mais variadas informações. A forma de escolher os dirigentes do nosso país não precisa mais ter como base apenas o que eles falam nas propagandas eleitorais na TV.

Essa diversidade de ferramentas que temos para saber mais sobre os candidatos deve ser utilizada a nosso favor. Com elas podemos ter acesso a várias informações que nem sempre são ditas durante as campanhas.

Um exemplo é o site Appartidarias, uma iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil. Esse site trabalha em favor do protagonismo da mulher na sociedade, apontando os partidos que cumprem as cotas de participação feminina, além dos valores que elas recebem para suas campanhas.

Sites como Match Eleitoral, Voz Ativa, Me Representa, Tem meu voto, e muitos outros também podem lhe ajudar a encontrar os candidatos com ideias semelhantes às suas.

O objetivo principal de tudo isso

Independentemente de lado A ou lado B ser eleito, o próximo domingo é o dia que temos para unir forças e dizer aos governantes o que queremos para o nosso futuro. É a hora de fazer a nossa voz ser ouvida, da maneira mais democrática possível.

“E vamos lembrar do amor que sentimos pela nossa terra.

Pela terra que recebeu nossos antepassados.

Pela terra que nos ensinou a ser quem somos.

Somos brasileiros.

Somos uma única família.”

Você pode ler o texto do Gustavo Tanaka na íntegra no Instagram @gutanaka.


 

Leia também: