No início deste ano, o CEO do Facebook, Mark Zuckemberg, postou um “textão” informando vários motivos e justificativas para as alterações dos algoritmos do Facebook que aconteceriam no decorrer de 2018.  Isso deu um susto em muitos empresários que utilizam a sua plataforma como ferramenta de negócio. O pai da rede social anunciou alterações que visam diminuir o alcance orgânico das postagens de páginas comerciais e aumentar a interação entre amigos e familiares. Mas, calma! Não é o começo do fim. Basta saber utilizar essas mudanças a favor do seu negócio e tudo ficará bem. A gente te explica!

O que mudou?

A mudança que mais chamou a atenção do público – principalmente os que utilizam a plataforma como ferramenta de negócio – foi a diminuição das postagens orgânicas realizadas por páginas comerciais no feed dos seus seguidores.

O criador da rede social justificou que essa alteração foi pensada devido às queixas dos usuários em relação à grande quantidade de postagens comerciais presentes no seu feed de notícias, sobrando pouco espaço para que pudesse acompanhar as postagens de pessoas do seu círculo social. Alguns críticos, porém, atribuíram essa mudança como um certo “empurrãozinho” de Mark para que as páginas comerciais invistam em publicações pagas – que alcançam maior notoriedade de acordo com o valor investido.

Traduzindo: a partir deste ano, o Facebook passa a dar prioridade para as postagens orgânicas que promovem mais interações sociais. Ou seja, nada daquelas “iscas” que induzem os usuários a curtir páginas ou acessar links. O foco da rede social neste momento é estimular postagens onde naturalmente você vai dialogar através de comentários e vai compartilhar e reagir porque realmente “curtiu” aquele post.

Mudanças no Facebook. É o fim?

Não, não é o fim. Contanto que você entenda que o segredo para continuar engajando clientes e conquistando maior alcance no Facebook de forma orgânica, ou seja, grátis, a partir de agora é: promover interações.

Perceba: a publicação de conteúdos relevantes naturalmente instiga os usuários a interagir – seja com comentários ou curtidas. Essas reações, consequentemente, garantem que as próximas postagens conquistem espaços fixos no feed desses seguidores, já que o Facebook entende que a sua página é significativa para ele.

Para não ser atingido pela nova mudança – e desaparecer do feed de seus seguidores –  a solução é fugir das tradicionais – e frias – publicações voltadas apenas para vendas, vendas e vendas.

Uma ótima dica para isso é deixar o seguidor perceber que, por trás do logo da empresa, existem pessoas como ele. Investir no carisma. Injetar personalidade no perfil da empresa e fazer com que os usuários se identifiquem e se importem com a página. Esse é motivo da grande interação que acontece nas postagens dos nossos amigos e familiares. Nós nos importamos com eles.

A missão por aqui é: mostrar ao usuário que a empresa funciona porque pessoas atuam nela todos os dias. E, com isso, criar uma comunidade de seguidores em torno da página, que estão ali porque se identificam com as postagens e com os ideais da sua empresa. Porque tem afinidade com a empresa e, claro, porque também gostam dos produtos e serviços que ela oferece. Não duvide que essa afinidade não só ajuda a “driblar” os novos algoritmos do Facebook como também colabora com o crescimento nas suas vendas. Afinal, é bem melhor fazer negócio com quem a gente curte, né?

Por onde começar?

As palavras de ordem para que a sua página se mantenha em crescimento orgânico no Facebook em 2018 são: interação, relevância e engajamento. Então, é importante fazer publicações que unam esses três objetivos, sem esquecer de “humanizar” a página. Para isso, temos algumas dicas:

  • Periodicidade de postagens: é importante estar sempre presente. Publicar artigos de relevância, que estimulem os usuários a dialogar nos comentários, seguirem a sua página e também em compartilhar as novidades com outros usuários. Vale lembrar que é fundamental unir periodicidade com qualidade, hein?
  • Criação de grupos: o Facebook oferece a possibilidade de criar grupos e fóruns de discussão entre os seguidores de uma determinada página. Essa é uma boa maneira de estreitar os laços com os usuários e ainda garantir que eles visualizem as suas publicações;
  • Postagens com personalidade: Lembra que falamos sobre o carisma? Por que não deixar transparecer os bastidores da sua empresa? Poste fotos da equipe, faça vídeos ao vivo de eventos corporativos. Mostre ao público o seu time!
  • Seja atual: a sua empresa precisa se posicionar em relação aos assuntos atuais, ou as novas tendências que viralizam toda semana. É fundamental estar dentro das novidades e, portanto, garantir relevância e posicionamento;
  • Conte com profissionais experientes no assunto: nós, aqui da Casa, também tivemos que nos adaptar a esses novos algoritmos. Porém, já fizemos a lição de casa e estamos nos mantendo bem no Facebook.

Caso você ainda tenha dúvidas ou precise de uma mãozinha para se enquadrar nesses novos formatos, nós vamos adorar lhe ajudar. Vem pra Casa!