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Estar presente na internet se tornou obrigação para a maioria das marcas e empresas em todo o mundo. As organizações estão preocupadas em estar onde seu público está e interagir ativamente com ele, transmitindo credibilidade e sensação de proximidade para deixar a marca mais visível ao mercado. O Marketing de Conteúdo é muito importante para gerar mais audiência e fazer a sua empresa crescer.

Para que você produza bons conteúdos e engaje seu público é preciso criar uma estratégia e seguir um planejamento. Veja as dicas que separamos para ajudar a sua empresa a construir conteúdos eficientes.

imagem1 Conheça seu público

O conhecimento do público-alvo é uma etapa fundamental para a criação de um planejamento. As marcas se relacionam com pessoas, por isso é preciso criar personas para sua empresa. As personas são personagens fictícias que representam seus clientes ideais. Você deve reunir alguns dados demográficos, comportamentais (online e off-line), perfil pessoal e motivações para criar modelos de personagens.

Com as personas definidas você saberá quem é o cliente a ser atingido, o que ele faz, qual tipo de conteúdo que ele consome, quais as suas marcas preferidas, seus problemas e como ajudá-lo a resolvê-los.

Dessa forma, fica mais fácil criar uma estratégia para elaboração de conteúdo e utilizar uma linguagem correta que atinja seu público onde ele está, de maneira eficiente. Caso necessário,

faça testes para  ver qual tipo de conteúdo agrada mais seu público e foque nele.

imagem2 Escolha as plataformas

Com o público bem determinado você tem que escolher em quais plataformas sua empresa irá atuar. Nem sempre é possível e necessário que sua marca esteja presente em todas as redes sociais, por exemplo.  É importante definir o público e entender quais canais de comunicação eles participam para que você possa estar presente e interagir mais.

imagem3 Elabore um cronograma

Com o público e as plataformas definidas você pode elaborar um cronograma de ações para manter a sua estratégia organizada. Defina em quais datas você vai publicar e o que vai ser publicado. Estipule um dia para post em blog, outro para e-mail marketing, Facebook, Linkedin, entre outros.

Atente-se às datas comemorativas ao criar uma agenda de postagens, elas podem gerar muito conteúdo personalizado para cada época.

imagem4 Produza conteúdo com qualidade

É importante que você dedique tempo e esforços para a produção de um material diferenciado, relevante e que incentive o seu público a ler e compartilhar. O objetivo é educar seus clientes e fazer com que eles acompanhem seus conteúdos. Ofereça informações úteis, originais e dicas para suprir as necessidades de seus possíveis clientes e ajudá-los a resolver os problemas.

 imagem5  Seja criativo e inove

Utilize sua estratégia de marketing para construir conteúdos diferentes de seus concorrentes. Não foque apenas nas imagens. Crie vídeos e infográficos, por exemplo, que são tendência nas redes sociais e geram muitos acessos e compartilhamentos. Seja útil e exclusivo. Apresente sua mensagem de forma rápida, dinâmica e interativa

Busque curtidas, seguidores, cliques e interações. Apresente-se sempre disponível para auxiliar os clientes em suas necessidades e dúvidas.

imagem6  Esteja conectado

Esta dica é simples, mas muito importante. Esteja antenado aos assuntos que estão dominando as redes sociais e a internet. Separe um tempo do seu dia para analisar esses conteúdos e ver quais podem render publicações para a sua empresa.

imagem7 Acompanhe as constantes mudanças

As estratégias de marketing não são eternas, elas precisam ser adaptadas às novas tendências do mercado e da web.

É importante acompanhar o desempenho das suas publicações e o que o seu público diz para adequar rapidamente o que for necessário.

imagem8  Mensure resultados

Como qualquer campanha de marketing, os conteúdos digitais devem ser acompanhados por uma análise de resultados. Com essa avaliação você pode verificar se sua estratégia está sendo eficiente ou não. Atualmente existem muitas ferramentas que podem auxiliar nessas análises, e determinar qual tipo de conteúdo está funcionando, para que você faça as alterações necessárias e atinja seus objetivos.

 imagem9 Promova seu conteúdo

 Leve as informações produzidas onde seus clientes estão. Aposte nas redes sociais em que seu público está presente: Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Google +, entre outras. Invista em ações pagas para aumentar a visibilidade. O e-mail marketing também é uma boa aposta para alcançar mais potenciais clientes e fidelizá-los

Siga esses passos para priorizar o conteúdo de qualidade, que envolve o público e gera confiança. Continue acompanhando as nossas postagens sobre Marketing de Conteúdo para entender tudo sobre o assunto e começar a praticar.