Stock vector illustration woman laptop notebook delivery receive of letter posts design element mail, subscription, email marketing, newsletter online management line art style blue background icon

Uma das qualidades de um texto é a empatia. Colocar-se no lugar do outro ajuda a criar uma conexão com o seu interlocutor e leva-lo a prestar atenção no que você quer dizer. Há várias maneiras de fazer isso, mas antes de tudo é preciso entender o que desperta emoção no seu leitor.

Ter empatia não significa concordar com o outro. Você pode muito bem pensar de forma completamente diferente, mas ainda assim expor sua opinião para criar um caminho para o diálogo (a não ser, é claro, que você prefira o monólogo) e tentar entender os sentimentos e emoções da outra pessoa. Empatia deriva do grego ‘empátheia’, ligada a sentimento, emoção. Ter empatia significa estabelecer uma cognição a partir das referências internas do outro.

Mas estamos falando de linguagem, e como manifestar empatia num texto?

Bem, podemos pensar nos inúmeros textos que falam sobre crenças e valores que estão em todo lugar: você escreve e compartilha diariamente nas redes sociais, com colegas, amigos e familiares. Você já prestou atenção no tom desses textos? São agressivos, irônicos, engraçados? Que tipo de sentimento você acha que provocam? E que tipo de sentimento você gostaria que provocassem?

Não estou dizendo para escrever o que agrada ao outro, de jeito nenhum, só afirmo que cabe uma autoavaliação. Talvez você tenha muito a dizer, mas se está usando uma linguagem que não atinge o alvo, para que serve o texto?

Porque desabafos que não dizem respeito a ninguém, a gente faz no diário secreto. Ao publicar um texto, você espera uma reação. Vejo com muita frequência textos que usam termos como ‘vagabundo’, ‘corja’, e quem escreve se espanta com reações exacerbadas, a favor ou contra.

Será que é desta forma que colaboramos para uma sociedade crescer? Quando você publica textos assim, consegue sentir que contribuiu com as pessoas ao seu redor?

Empatia = linguagem não violenta

Gostaria de dar um exemplo do que empatia significa para mim. Eu estava dirigindo já tarde da noite numa avenida bem movimentada de São Paulo e ia entrar à direita numa determinada rua. Dei seta e de repente tomei uma baita fechada pela direita; só não bati o carro porque tive reflexo rápido, mas mesmo assim ainda deu uma triscada. Buzinei, xinguei, acenei, fiz tudo o que é comum no trânsito daqui.

Para minha surpresa, o outro motorista nem revidou. Ele entrou na mesma rua que eu, e acontece que é o endereço de um pronto-socorro infantil. Só vi quando ele tirou uma criança desfalecida do carro e entrou completamente transtornado no hospital.

Está certo, não havia como saber o que estava acontecendo no outro carro naquele momento, e de mais a mais o motorista realmente cortou minha passagem. Mas também não há como saber o que se passa com cada pessoa sem que nosso olhar seja um pouco mais generoso do que a necessidade de expor uma opinião com o dedo apontado para o próximo.

p.s.: desde então, a cada vez que levo uma fechada no trânsito lembro dessa cena.