content marketing seo optimization online blog internet

Muita gente nos pede dicas para escrever bem. Nossa resposta é sempre a mesma: é preciso muito treino, simples assim. Mas é claro que é importante conhecer regras gramaticais e ortografia, pra começo de conversa. Separamos 5 dicas que podem lhe ajudar.

Mas antes de começar a escrever um texto é fundamental que você tenha em mente qual é seu objetivo: apresentar um produto para compra ou venda, fazer uma cotação, elaborar um relatório, desculpar-se por alguma falta, responder a determinada questão.

Um bom texto, seja de que tamanho for, é sempre feito em resposta a alguma questão (o assunto), tem uma finalidade, estrutura e linguagem adequadas. Ele também atende a um público e ocasião determinados. Para que tudo isso funcione perfeitamente, o ideal é elaborarmos um projeto de texto, então vamos às dicas!

  1. Assunto, como já foi dito. Todo texto deve responder a pelo menos uma das cinco questões básicas: como, quando, onde, o que e por que. Este é o primeiro e principal ponto: reúna as informações necessárias antes de começar a escrever um texto e tenha certeza, ao final, de que as questões relevantes foram respondidas.
  1. Posicionamento. Defina o seu papel em relação ao interlocutor, e deixe isso claro. Um texto pode ser acadêmico, informativo, de venda, e cada um deles tem características de linguagem diferentes; encontre a linguagem adequada ao seu interlocutor. Nesta etapa, identifique também pontos em comum, para que se estabeleça uma aproximação. Pratique a empatia.
  1. Coerência. Escreva de forma fluida, mantendo o mesmo assunto do início ao fim do que pretende dizer. Falar de alguma coisa, trocar o assunto no meio do texto e depois retomar o primeiro tema deixa o texto confuso e truncado.
  1. Coesão textual. Um texto deve ter diálogo entre os parágrafos, para que seja articulado. Mais do que uma soma de palavras, lembre-se de que uma redação deve ter textualidade. Este recurso torna possível recuperar um assunto apresentado num parágrafo anterior sem que seja preciso repetir todo o conceito expresso; eis o princípio de uma boa redação.
  1. Revisão. Nunca, jamais, em tempo algum, deixe de revisar o texto. Ainda que seja um pequeno parágrafo de duas ou três linhas, alguma armadilha pode estar escondida, à espera do seu descuido. Leia em voz alta e, quando você estiver seguro de que o texto está correto, leia mais uma vez.